Mouraria



A Mouraria é um dos mais antigos e pitorescos bairros históricos de Lisboa, para onde foram viver os mouros, após a conquista da cidade por D. Afonso Henriques, em 1147. 



Igreja de S. Cristóvão, Mouraria, Lisbon. Photo: FOArtista.




Largo de São Cristóvão, Mouraria, São Cristóvão e São Lourenço, freguesia de Santa Maria Maior, Lisbon. Photo: FOArtista.



Foi aqui que se desenvolveu a cultura moçárabe e a arte mudéjar, e onde, hoje em dia, convivem vários povos e gentes de culturas diversas, que dão ao bairro um colorido e uma identidade multicultural diversa.




Mural "Fado" (v/aut.), Mouraria, freguesia de Santa Maria Maior, Lisbon. Photo: FOArtista.


Na Mouraria, nasceu o fado, mais concretamente na rua do Capelão, pela voz da Maria Severa, no século XIX, e onde nasceram e viveram vários fadistas famosos, com Amália Rodrigues, Fernando Maurício ou Mariza.



Rua do Capelão, Mouraria, Socorro, freguesia de Santa Maria Maior, Lisbon. Photo: FOArtista.




Largo da Severa, Mouraria, Socorro, freguesia de Santa Maria Maior, Lisbon. Photo: FOArtista.




Largo do Terreirinho, Mouraria, Socorro, freguesia de Santa Maria Maior, Lisbon. Photo: FOArtista.


Faziam parte deste território a antiga freguesia de São Cristóvão e São Lourenço, bem como a freguesia do Socorro, parte da encosta do castelo de S. Jorge, Intendente e a zona ocupada atualmente pelo Martim Moniz, que integram, desde 2013, a atual freguesia de Santa Maria Maior. 



Rua da Mouraria, Mouraria, freguesia de Santa Maria Maior, Lisbon. Photo: FOArtista.



As duas antigas freguesias, com os seus limites geográficos fixados desde 1959, pertenciam, pelos censos de 1864, ao bairro de Alfama. No entanto, a antiga freguesia do Socorro, o coração histórico da Mouraria, foi criada em finais do século XVI, com o nome de São Sebastião da Mouraria, que passou a designar-se Nossa Senhora do Socorro, a partir de meados do século XVII.



Rua da Mouraria, Mouraria, freguesia de Santa Maria Maior, Lisbon. Photo: FOArtista.




Escadinhas da Saúde, Mouraria, freguesia de Santa Maria Maior, Lisbon. Photo: FOArtista.



Passear pelas ruas, becos, calçadas, escadinhas, travessas e largos destas antigas freguesias, é percorrer vários tempos e conhecer vários episódios, tanto da história de Lisboa, como do próprio país.



Rua de São Cristóvão, Mouraria, São Cristóvão e São Lourenço, freguesia de Santa Maria Maior, Lisbon. Photo: FOArtista.



Desde as famosas ruas do Benformoso, dos Cavaleiros, do Capelão, do Regedor, das Farinhas, de São Cristóvão, ou do Arco do Marquês de Alegrete, até aos seus vários becos, do Jasmim, da Achada, da Atafona, do Rosendo, dos Surradores, das Gralhas, ou das suas travessas, calçadas e escadinhas, como as da Saúde, da Costa do Castelo, de São Cristóvão ou de São Crispim.




Rua das Farinhas, Mouraria, São Cristóvão e São Lourenço, freguesia de Santa Maria Maior, Lisbon. Photo: FOArtista.



Rua Marquês Ponte de Lima, Mouraria, São Cristóvão e São Lourenço/ Socorro, freguesia de Santa Maria Maior, Lisbon. Photo: FOArtista.




Grande parte destes arruamentos é partilhada e cruza-se com outras antigas freguesias. Do património edificado, destacam-se vários palácios, como o de São Cristóvão, do Marquês de Tancos, ou da Rosa, e várias igrejas ou capelas, como a de São Cristóvão, São Lourenço, ou da Nossa Senhora da Saúde.


Comments

Popular Posts