Alfama




The mythical Alfama, which the Muslims called Al-Hamma(baths or fountains), it’s one of the oldest districts of Lisbon. An authentic village within the city, like a Moroccan kasbah, with its grocery stores, bakeries, taverns and barber shops, where people talk and live in the street.



Rua do Vigário, Alfama. Photo: @foartista.




A mítica Alfama, a que os muçulmanos chamavam Al-hamma (banhos ou fontes), é um dos bairros mais antigos de Lisboa. Uma autêntica aldeia dentro da cidade, como uma kasbah marroquina, com as suas mercearias, padarias, tabernas e barbearias, onde as pessoas vivem e convivem na rua.




São Vicente and Alfama, Lisbon. Photo: FOArtista.




Entering this neighborhood and in its bustle of colorful and labyrinthine houses, and going through its narrow streets, wide streets, alleys, arches, footbridges, patios, balconies and staircases, is to enter, passionately, in another space and in another time.




Beco do Vigário, Alfama. Photo: @foartista.


Entrar neste bairro e no seu corropio de casas coloridas e labirínticas, e percorrer as suas ruas estreitas, largos, becos, arcos, calçadinhas, pátios, varandas e escadinhas, é entrar, apaixonadamente, noutro espaço e noutro tempo. 




Alfama, Lisbon. Photo: FOArtista.



Nos registos dos censos de 1864, o extenso Bairro de Alfama abarcava, entre outras, as antigas freguesias de São Miguel e Santo Estêvão, bem como a freguesia de São Vicente de Fora, com os seus territórios atuais definidos, desde 1959. Mas, conforme a nova reorganização administrativa, de 2012, as duas primeiras passaram a integrar, a atual freguesia de Santa Maria Maior, enquanto uma pequena parte da segunda, e a totalidade da terceira passaram a fazer parte da atual freguesia de São Vicente.




Escadinhas dos Remédios, Alfama, Lisbon. Photo: FOArtista.





Tiles, São Marçal, 1737, Alfama, Lisbon. Photo: FOArtista.



A antiga freguesia de São Miguel, no coração de Alfama, considerada a mais pequena do país, era conhecida, desde tempos antigos, como S. Miguel de Alfama.



Alfama, São Miguel, freguesia de Santa Maria Maior, Lisbon. Photo: FOArtista.






Rua Norberto de Araújo, Alfama, São Miguel, freguesia de Santa Maria Maior, Lisbon. Photo: FOArtista.





Rua da Adiça, Alfama, São Miguel, freguesia de Santa Maria Maior, Lisbon. Photo: FOArtista.





Rua da Adiça, Alfama, São Miguel, freguesia de Santa Maria Maior, Lisbon. Photo: FOArtista.





Rua da Judiaria, Alfama, São Miguel/Sé, freguesia de Santa Maria Maior, Lisbon. Photo: FOArtista.




Rua da Judiaria, Alfama, São Miguel/Sé, freguesia de Santa Maria Maior, Lisbon. Photo: FOArtista.


Ruas como a de S. João da Praça, da Adiça, das Escolas Gerais, do Terreiro do Trigo ou da Judiaria, cruzam-se com largos, como o do Salvador, São Miguel, São Rafael ou do Chafariz de Dentro.  Repetem-se os nomes, nas travessas, pátios e becos como o das Canas, das Cruzes, de Santa Helena, do Almotacé, do Forno da Galé, ou dos Cativos.




Largo de São Rafael, Alfama, São Miguel/Sé, freguesia de Santa Maria Maior, Lisbon. Photo: FOArtista.






Rua do Castelo Picão, Alfama, São Miguel, freguesia de Santa Maria Maior, Lisbon. Photo: FOArtista.



Parte de todos estes arruamentos, é partilhada ou cruza-se com as antigas freguesias vizinhas, não se percebendo bem, quando entramos numa ou saímos de outra. As igrejas de Santa Luzia e de São Miguel, a par de vários palácios, a cerca Moura, ou o Chafariz de Dentro, constituem o valioso património arquitetónico edificado.






Cerca Velha de Al-Usbuna, Alfama, Lisbon. Photo: FOArtista.




Na antiga freguesia de Santo Estêvão, também parte do núcleo histórico de Alfama, percorremos ruas como a da Regueira, dos Corvos, dos Remédios, do Vigário, do Cais de Santarém, ou do Jardim do Tabaco.



Largo do Peneireiro, Alfama, freguesia de Santa Maria Maior, Lisbon. Photo: FOArtista.



Subimos as escadinhas dos Remédios, das Escolas Gerais ou do Arco da Dona Rosa, ou descemos a calçada do Forte, ou as calçadinhas de Santo Estêvão, ou do Tijolo. 




Beco do Surra, Alfama, Santo Estêvão, freguesia de Santa Maria Maior, Lisbon. Photo: FOArtista.


Sucedem-se os becos, como o das Atafonas, das Mil Patacas, do Alfurja, do Chanceler, dos Paus, do Surra, ou ainda, os boqueirões da Ponta da Lama, ou da Praia da Galé. 




Largo do Chafariz de Dentro e rua dos Remédios, Alfama, São Miguel/Santo Estêvão, freguesia de Santa Maria Maior, Lisbon. Photo: FOArtista.


Do principal património arquitetónico, destacam-se a igreja de Santo Estêvão, o portal da capela de Nossa Senhora do Rosário, a capela de Nossa Senhora dos Remédios ou ermida do Espírito Santo, o convento do Salvador, o chafariz D’El-Rei, o museu Militar, o museu do Fado, e vários palácios, como o de Santo Estêvão, por exemplo.



Chafariz de Dentro, séc. XIII, Alfama, São Miguel/Santo Estêvão, freguesia de Santa Maria Maior, Lisbon. Photo: FOArtista.





Pattern tiles, rua do Barão, Alfama, Sé, freguesia de Santa Maria Maior, Lisbon. Photo: FOArtista.




Alfama, freguesia de Santa Maria Maior, Lisbon, Portugal. Photo: FOArtista.


Text and photos: @foartista.
All rights reserved.

Comments

Popular Posts