Bairro Alto




Bairro Alto, classified as a Patrimony of Public Interest, since 2010, is an old and picturesque Lisbon neighborhood, nowadays a trendy place where life buzzes with its modern shops, ateliers, bars, cafes, restaurants and houses of Fado frequented by many tourists, students and Bohemians.



Rua da Rosa, Bairro Alto. Photo: @foartista.


Alto do Longo, Santa Catarina, Bairro Alto. Photo: @foartista.


O Bairro Alto, classificado como Conjunto de Interesse Público, desde 2010, é um velho e pitoresco bairro de Lisboa, sendo, hoje em dia, um local da moda onde fervilha vida, com as suas lojas modernas, ateliês, bares, cafés, restaurantes e casas de Fado frequentados por muitos turistas, estudantes e boémios.



Rua Luz Soriano, Bairro Alto, Santa Catarina, freguesia da Misericórdia, Lisbon. Photo: @foartista.




Rua de São Boaventura, Bairro Alto, Santa Catarina, freguesia da Misericórdia, Lisbon. Photo: @foartista.



A malha urbana, do Bairro Alto, foi-se formando entre os séculos XV e XVII, conhecida, inicialmente, como Vila Nova de Andrade, situada entre o aglomerado de Cata-Que-Farás e a porta de Santa Catarina.




Travessa do Conde de Soure, Santa Catarina, Bairro Alto. Photo: @foartista.



The urban settlement of the Bairro Alto was formed between the 15th and 17th centuries, initially known as Vila Nova de Andrade, located between the cluster of Cata-Que-Farás and the door of Santa Catarina.





Travessa dos Fiéis de Deus, Bairro Alto, Santa Catarina/ Encarnação, freguesia da Misericórdia, Lisbon. Photo:@foartista.





Throughout the sixteenth century, urbanization grew steadily, and promoted by the Jesuits, gave way to the new Bairro Alto de São Roque. It was settled throughout the 17th century by beautiful manor houses and palaces, which formed a fabulous architectural ensemble, in orthogonal plan.





Tiles/ azulejos, rua do Teixeira, Encarnação, Bairro Alto. Photo: @foartista. 




Ao longo do século XVI, a urbanização cresce sustentadamente, e promovida pela ação dos Jesuítas, dá lugar ao novo Bairro Alto de São Roque. Foi povoado ao longo do século XVII, por belas casas senhoriais, palácios e palacetes, que formavam um fabuloso conjunto arquitetónico, em planta ortogonal.




Travessa dos Fiéis de Deus, Bairro Alto, Santa Catarina/ Encarnação, freguesia da Misericórdia, Lisbon. Photo: @foartista.



O bairro resistiu, na sua maior parte, ao terramoto de 1755, mantendo o seu traçado renascentista original, embora com a substituição de muitas das suas casas quinhentistas.


Travessa dos Inglesinhos, Bairro Alto, Santa Catarina/ Encarnação, freguesia da Misericórdia, Lisbon. Photo: @foartista.


Com o tempo, o Bairro Alto vai perdendo o seu lado mais aristocrático habitado por classes mais populares, tornando-se um dos centros da cidade, e mais tarde, o centro da vida noturna, frequentado por artistas, intelectuais, jornalistas e outros noctívagos.


Travessa da Queimada, Bairro Alto, Encarnação, freguesia da Misericórdia, Lisbon. Photo: @foartista.





Nos registos dos censos de 1864, a antiga freguesia da Encarnação pertencia ao Bairro Alto, com o seu território atual definido, desde 1959, mas passando a fazer parte, desde 2013, da atual freguesia da Misericórdia.


Rua da Atalaia, Bairro Alto, Encarnação, freguesia da Misericórdia, Lisbon. Photo: @foartista.


Ao passearmos pelas ruas estreitas e perpendiculares do Bairro Alto e da velha freguesia, com nomes como a da Atalaia, da Barroca, do Norte, da Rosa, do Diário de Notícias, ou do Século, entre outras, cruzamo-nos com várias gerações e tipos de gente, onde se mistura o antigo com o que há de mais moderno na cidade.


Azulejos, rua das Salgadeiras, Bairro Alto, Encarnação, freguesia da Misericórdia, Lisbon. Photo: @foartista.


Subimos e descemos calçadas, como a da Glória, do Duque, do Ferragial, ou pelas praças e largos, como a de Camões, ou do Calhariz. Percorremos, finalmente, as suas muitas travessas, como a da Água-da-Flor, da Boa-Hora, da Espera, dos Fiéis de Deus, ou a dos Inglesinhos.


Rua das Salgadeiras, Bairro Alto, Encarnação, freguesia da Misericórdia, Lisbon. Photo: @foartista.



Parte de todos estes arruamentos é partilhada ou cruza-se com as antigas e as novas freguesias vizinhas, dificultando a perceção dos termos geográficos de cada um.





Rua da Barroca, Bairro Alto, Encarnação, freguesia da Misericórdia, Lisbon. Photo: @foartista.



Texto e fotos: @foartista.
All rights reserved.

Comments

Popular Posts